Rede de Diaconia promove iniciativas que fortalecem a sustentabilidade

Rede de Diaconia promove iniciativas que fortalecem a sustentabilidade
17 de novembro de 2020 Thais Oliveira

Rede de Diaconia promove iniciativas que fortalecem a sustentabilidade

Nos dias 12 e 13 de novembro, 49 pessoas, representando 27 instituições que integram a Rede de Diaconia, estiveram reunidas para a oficina de Mobilização de Recursos com Indivíduos. A atividade deu sequência aos encontros online, iniciados em agosto, com a proposta de ofertar formações em diferentes temáticas que respondam às principais demandas e necessidades apontadas pelas instituições como prioritárias.

A oficina foi a primeira de uma série que tem por objetivo contribuir com as ações de sustentabilidade. A assessoria ficou por conta de Bruno Benjamim, líder da área internacional de captação de recursos da ActionAid que, nos últimos 10 anos, vem apoiando organizações sociais na busca pela sustentabilidade financeira e programática.

No primeiro dia, Bruno traçou um panorama histórico da mobilização de recursos e apresentou modalidades, performance e potencial existente, além de informações iniciais sobre a captação com indivíduos, aprofundada na tarde seguinte. A estrutura geral, governança, sistemas de mobilização com indivíduos, principais canais de acesso e de manutenção de pessoas doadoras, narrativas de engajamento e a identificação de “personas” nos diferentes contextos e áreas de atuação foram os pontos compartilhados no segundo dia.

A partilha entre as pessoas presentes foi incentivada, proporcionando ainda maior riqueza à formação. A importância da oficina como momentos de aprendizagem e trocas ficou registrada nas manifestações pelo chat:

“Agradeço à Rede e ao Bruno pelos encontros e pelas partilhas, muito ricas para o nosso trabalho de captação. Gratidão.” Fernanda da Silva Santana, do Programa da Reconciliação, São Paulo (SP).

“Conteúdo interessantíssimo! Gera muito interesse futuro, inclusive em um possível encontro presencial com mais tempo. Parabéns e obrigada pela oportunidade!” Jaqueline Kuster Schultz, da Associação Albergue Martim Lutero, Vitória (ES).

“Oficina maravilhosa! Conteúdo claro, muito informativo e vai acrescentar muito”. Joice Castro da Costa, da Casa de acolhimento Anjo da Guarda/ABEFI, Novo Hamburgo (RS).

“Obrigada, a FLD cada dia me surpreende mais. Fico muito feliz de fazer parte dessa Rede.” Grace Falconi Kriebel, da Associação Educacional Evangélica Luterana, Teófilo Otoni (MG).