Residentes da Pella Bethânia mostram seus talentos

Residentes da Pella Bethânia mostram seus talentos
20 de maio de 2021 zweiarts

Residentes da Pella Bethânia mostram seus talentos

Mostra interna, restrita a residentes e trabalhadores devido à pandemia, expôs trabalhos produzidos nas oficinas ofertadas por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD)

Durante os dias 17 e 19 de maio, os residentes da Comunidade Pella Bethânia tiveram a oportunidade de mostrar os seus talentos. Mostra interna, restrita a residentes e trabalhadores devido à pandemia, expôs trabalhos produzidos nas oficinas ofertadas por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), que tem como empresas parceiras na instituição o grupo CPFL e a Lojas Lebes.

Na segunda-feira, dia 17 de maio, e na quarta-feira, dia 19, os residentes participantes das oficinas de teatro, dança, cenário e figurino apresentaram, no quiosque da instituição, a peça teatral ensaiada ao longo do ano, que mostrava a preparação de um grupo de danças para a apresentação no exterior. Alternadamente, residentes de cada casa-lar e trabalhadores se deslocavam até o quiosque para conferir a apresentação teatral ao longo dos dois dias.

Ainda na quarta-feira, no Centro de Convivência, ainda foi possível conferir a exposição de trabalhos da Arteterapia e da Terapia Ocupacional. Pinturas, desenhos, colagens, artesanato e outros trabalhos manuais produzidos nas oficinas semanais evidenciaram o talento dos residentes.

Conforme a diretora geral da Comunidade Pella Bethânia, Ana Paula Genehr, os residentes aguardam ansiosamente para expor os seus trabalhos. “Temos inúmeros talentos acolhidos pela instituição. Por isso, nas oficinas, os professores procuram estimular estes talentos, o que resulta em belos trabalhos. Ao mesmo tempo, sabemos os inúmeros benefícios que estas atividades propiciam, principalmente a autonomia e o autoconhecimento”, frisa.

As oficinas oferecidas aos residentes por meio do Pronas/PCD têm como empresas parceiras na entidade o grupo CPFL e a Lojas Lebes. As atividades beneficiam diretamente as pessoas com deficiência ou dependência maiores de 18 anos acolhidas pela Comunidade Pella Bethânia e, também, indiretamente, os próprios idosos residentes, que acabam participando dos encontros semanais, propiciando, assim, a integração e a troca de experiências.

Sempre que possível, os residentes podem expor os seus trabalhos produzidos nas oficinas. No entanto, com a pandemia e a restrição quanto a visitas, as exposições, no momento, ocorrem somente internamente, para residentes e funcionários da instituição. “Mas isso não tira o sorriso de cada residente acolhido pela Pella Bethânia. Independente de ser para público externo ou interno, eles ficam felizes em expor aquilo que produzem de mais bonito”, complementa Ana.